Skip to main content

Medicina Dentária

A Medicina Dentária é a especialidade médica que previne, diagnostica e trata as doenças que afetam os dentes, as gengivas e a mucosa oral.

É também esta área que faz a reabilitação da estética e função dentárias.

Aqui Transformamos Sorrisos em Obras de Arte!

Implantologia

Especialidade que se dedicada à reabilitação das ausências dentárias através da colocação de implantes.

A falta de conforto e confiança, sobretudo relacionada com os embaraços sociais, são aspetos associados ao uso de próteses removíveis. Por outro lado, a pressão exercida pelas próteses removíveis pode danificar os dentes adjacentes, bem como os tecidos moles, que em casos extremos conduz à reabsorção óssea e perda da estrutura de suporte dos dentes.

Os implantes devem ser entendidos como mais uma alternativa de tratamento para substituir dentes perdidos.

As soluções permitidas vão desde a substituição de um só dente até à reabilitação (substituição) de todos os dentes.

Neste último caso, não é necessário colocar um implante por dente; serão necessários apenas 4 implantes para suportar, de forma fixa, todos os dentes de uma arcada.

Atualmente a taxa de sucesso é superior aos 90%, sendo o tratamento de eleição para a substituição de dentes ausentes.

O Nosso Compromisso é Cuidar e Estar Sempre Consigo, Porque a Sua Saúde e Satisfação São a Nossa Prioridade!

Ortodontia

Especialidade que se dedica ao diagnóstico, prevenção e tratamento de alterações dentárias (mau posicionamento dentário) e esqueléticas (crescimento/posicionamento incorreto dos maxilares).

O termo técnico para designar essas alterações é má oclusão, que significa “má mordida”.

A ortodontia recorre ao uso de vários tipos de aparelhos, fixos e removíveis de acordo com o tratamento pretendido e adequado ao utente.

Hoje em dia também já se encontram disponíveis opções muito estéticas, como os brackets cerâmicos, o sistema lingual (incógnito) e o sistema “invisível”.

Também o grau de desconforto tem vindo a melhorar com a introdução de novas técnicas (sistemas autoligáveis de baixa fricção e por isso maior conforto e o sistema “clear”

Ortodontia, O Caminho para um Sorriso Alinhado!

Endodontia

O tratamento endodôntico é vulgarmente conhecido como “desvitalização”.

A endodontia é o ramo da medicina dentária dedicado à patologia da polpa dentária (vulgarmente conhecida embora de forma errada como nervo) e tecidos que rodeiam as raízes e o seu tratamento.

Há anos atrás, os dentes com problemas na polpa dentária eram comummente extraídos. Hoje graças a todos os avanços científicos e tecnológicos, os tratamentos disponíveis podem, quase sempre, salvar estes dentes, mantendo-lhes a função mastigatória e a estética inalteradas.

Cirurgia

A cirurgia dentária trata as patologias da cavidade bucal e anexos, tais como:

– Traumatismos e deformidades faciais (congénitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares e da mandíbula
– Remoção de quistos do complexo maxilo-mandibular, que são lesões que se desenvolvem dentro do osso e o expandem, podem ter diversas etiologias, tais como os tumores de pequenas proporções oriundos de glândulas salivares, aumento de volume nas gengivas, ou dos tecidos adjacentes
– Correções cirúrgicas para adaptação de próteses, implantes osteointegrados

Higiene Oral

É a prática de manter a boca, dentes e gengivas limpos e saudáveis para assim, prevenir a cárie, a gengivite, a periodontite, e ainda ajudar a combater a halitose (mau hálito). Uma boa higiene oral mantém o seu sorriso bonito e o seu hálito puro.

Dentisteria

É a área da medicina dentária que trata as lesões dos dentes, sejam elas causadas por cárie dentária, traumatismo ou outra razão.

O tratamento destas lesões é realizado com materiais que substituem a estrutura do dente perdido.

As lesões dentárias causadas por cárie são tratadas e as inestéticas restaurações de amálgama poderão ser substituídas.

Periodontologia

Especialidade que visa o tratamento de problemas relacionados com as gengivas e o osso que envolve os dentes.

Prostodontia | Próteses

A prótese dentária é um objeto que substitui os dentes ausentes ou perdidos e estruturas adjacentes, restituindo a função e a estética.

As próteses podem ser removíveis (totalmente acrílicas ou contendo um esqueleto metálico) e fixas (metalocerâmicas ou totalmente cerâmicas sobre dentes, ou ainda, fixas sobre implantes).

Os cuidados com as próteses, sobretudo, a sua higiene, são essenciais para preservar a saúde oral e geral do paciente.

Branqueamento

O branqueamento dentário é um procedimento médico que torna os dentes mais brancos sem os danificar.

O agente branqueador é composto de peróxido de hidrogénio ou peróxido de carbamida.

Existem várias técnicas, diversos materiais e produtos disponíveis nas clínicas dentárias. Desde que usados corretamente e com as devidas precauções permitem resultados muito eficazes e surpreendentes.

Nos supermercados, TV shops aparecem inúmeros artigos de venda livre publicitados como para branquear os dentes. Geralmente são pouco eficazes porque as substâncias vendidas no dentista não podem ser adquiridas no supermercado. Tendo em conta a falta de controlo destas substâncias constituem também opções pouco seguras.

O branqueamento dentário é indicado não só em dentes vitais, mas também em dentes não vitais (desvitalizados) que se encontrem mais escuros e pigmentados e cujas características não desaparecem na limpeza dentária.

Desvende o brilho do seu sorriso!

Marque a sua consulta

    Ligue-nos
    Marcar Consulta
    Marcar Exame