Skip to main content

Consulta do Sono

Atualmente, cerca de 45% da população mundial tem problemas de sono, sendo isto uma ameaça à saúde mental e física.

Na Consulta do Sono o médico especialista avalia, diagnostica e promove o tratamento das diferentes perturbações do nosso sono. Além disso, é realizada uma avaliação da relação da privação do sono com doenças crónicas, através de uma abordagem multidisciplinar. Alguns exames auxiliares de diagnósticos feitos são: Polissonografia, Poligrafia cardiorrespiratória, entre outros.

Deverá então recorrer a uma Consulta do Sono caso apresente sintomas ou problemas como:

• Dormir mal e Insónia
• Ressonar
• Paragens respiratórias durante o sono
• Sonolência durante o dia e cansaço
• Dores de cabeça durante o dia

Síndrome de Apneia do Sono

É uma perturbação comum, que afeta cerca de 17% dos homens e 9% das mulheres, segundo os estudos mais conservadores.
O cérebro regista a falta de oxigénio e o indivíduo desperta apenas o suficiente para desimpedir a via aérea e recomeçar a respirar, dando início a um novo ciclo. Estes eventos colocam o coração sob pressão e podem resultar em hipertensão, doença coronária, arritmias ou acidente vascular cerebral (AVC).

Insónia

A insónia é uma das patologias do sono mais frequentes: estudos internacionais revelam que afeta 30- 45% da população adulta.
A insónia crónica caracteriza-se por uma dificuldade persistente em iniciar o sono, despertares frequentes durante a noite ou acordar mais cedo que o desejado. É associada a sintomas diurnos que podem ser muito diversos e ter um impacto negativo na qualidade de vida. Estes incluem fadiga, alteração do humor ou irritabilidade, cefaleia, alterações cognitivas e redução do funcionamento profissional e social.

Síndrome das Pernas Inquietas

O Síndrome das Pernas Inquietas é caracterizada por uma sensação de desconforto e desassossego nas pernas quando em repouso e pode dificultar o adormecer no início da noite ou a continuidade do sono.

É uma perturbação frequente, que ocorre em 3 a 10% da população, e afeta adultos, adolescentes e crianças, sendo evidente uma elevada incidência familiar.

Marque a sua consulta

    Ligue-nos
    Marcar Consulta
    Marcar Exame